O que fazer em Itaboraí: onde ficar, o que fazer e os melhores passeios


Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, é uma cidade para quem gosta de passeios culturais, históricos e para curtir a natureza. Ou para quem está de passagem ou a negócios.


Com uma área central repleta de prédios antigos tombados e preservados, muitas atrações artísticas e um importantíssimo parque de preservação natural, a cidade é um refúgio para quem quer fazer turismo sem muita agitação.


V3 Rental aluga um flat em Itaboraí com uma piscina maravilhosa por curta ou média temporada. A limpeza diária é por nossa conta. A garagem, também.

Itaboraí: terra do pai do teatro brasileiro


Não é à toa que Itaboraí é conhecida por suas artes. É da cidade o dramaturgo João Caetano dos Santos, nascido em 1808 e conhecido como o "pai do teatro brasileiro". Na cidade os visitantes podem conhecer o Teatro que leva seu nome, construído em 1827. A construção tem história fundamental para as artes cênicas brasileiras, pois foi nele que Caetano apresentou a peça O Carpinteiro da Livônia, considerada o marco da fundação da Arte Dramática no Brasil.


Itaboraí é cenário de novela


Itaboraí também tem um forte movimento cultural, com teatro, artistas locais, música e também já serviu como cenário de uma das mais importantes novelas brasileiras. Estúpido Cupido, que foi ao ar em meados dos anos 1970, teve boa parte de suas cenas gravadas na cidade. Um marco cultural, foi a última novela em preto e branco na TV Globo. Quem for à cidade poderá conferir cenários como a Praça Marechal Floriano Peixoto, assim como a Associação Comercial, onde muitas cenas de dança foram rodadas.



Pontos de interesse em Itaboraí


Um outro atrativo de Itaboraí é o forte movimento cultural. Companhias de teatro, de dança, artes plásticas em cerâmica e muitos artistas locais são atrativos para moradores e turistas. Entre os destaques para se visitar é a Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, que fica na praça Floriano Peixoto.


O prédio em si já é um ponto turístico e faz parte do Centro Histórico de Itaboraí. A construção é um sobrado típico da arquitetura urbana brasileira do século 19 e é administrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ele foi doado ao instituto após o falecimento da antropóloga Heloísa Alberto Torres, que dá nome a ele, e virou um centro de difusão cultural. As principais exposições fotográficas e de artes plásticas da cidade ocorrem nele, que também abriga o acervo da família Alberto Torres.


Outro prédio que faz parte da história da cidade é a Igreja Matriz de São João Batista, do século 17. A construção tem estilo gótico e, imponente com sua torre única e conversadeiras com assento de granito, conserva as características arquitetônicas da época de sua construção, entre 1725 e 1742. Ela substituiu a capela erguida em 1684 que foi o ponto de origem da parte urbana da cidade.


Onde ficar em Itaboraí


A melhor opção de hospedagem disponível em Itaboraí é o Flat com serviços administrado por V3 Rental, no Centro. A poucos passos da principal praça da cidade e ao lado do Alzirão (estádio Municipal Alziro de Almeida), o flat comporta até 4 pessoas e tem serviço hoteleiro incluído.


Com banheiro privativo e cozinha americana, nossos hóspedes e inquilinos possuem total liberdade e estrutura para trabalho ou lazer.


Nossos hóspedes e inquilinos acessam a piscina, a academia de ginástica e a garagem gratuitamente. Além disso, podem utilizar o restaurante para refeições pagas à parte.


Na hospedagem estão inclusos internet, arrumação diária do apartamento. Faça uma reserva e surpreenda-se com nosso sensacional custo X benefício. Consulte o site V3 Rental para um orçamento ou reserve instantaneamente via Airbnb.


Confira algumas fotos de nosso flat disponível para aluguel por temporada no Centro de Itaboraí:


Em Itaboraí tem turismo ecológico



Itaboraí também é um ótimo destino para quem procura turismo ecológico, com destaque para o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí. Sua criação teve como objetivo preservar uma bacia sedimentar de 1400 m de comprimento e 500 m de largura. Ela é formada por rochas calcárias de origem do Paleoceno tardio (primeira época da era Cenozóica) e é rica em fósseis de vertebrados, vegetais, aves, anfíbios, répteis e mamíferos. É considerado um dos mais importantes jazigos de fósseis do Brasil.


A Bacia de Itaboraí foi descoberta em 1928 e a partir desse momento pesquisadores passaram a analisar a área e encontraram uma grande quantidade de fósseis, o que despertou o interesse científico na região. O Parque é considerado o único depósito brasileiro que registra a irradiação dos mamíferos após a extinção dos dinossauros e conta com fósseis dos primeiros grupos de mamíferos modernos, o que torna o local conhecido como o “berço dos mamíferos”. Para visitar o Parque Paleontológico é necessário agendar uma visita guiada.


Conclusão sobre o que fazer em Itaboraí


Itaboraí é uma cidade polivalente e com várias personagens: pode ser cidade dormitório, pode ser cidade turística. E possui o flat da V3 Rental disponível para locação de curta ou média temporada.