Tudo sobre Recanto de Itaipuaçu (Maricá): onde ficar, o que fazer e os melhores passeios

Recanto de Itaipuaçu é um paraíso em Maricá, com uma praia de mais de 20 quilômetros, ao lado de Niterói e a 40km do Centro do Rio.



Recanto de Itaipuaçu é um paraíso em Maricá, cidade do litoral fluminense, logo ao lado de Niterói. Nesse distrito com uma extensão de praia de mais de 20 quilômetros o grande destaque são as belezas naturais, com praias de areias grossas de grãos semelhantes a seixos, águas cristalinas e esverdeadas, mar agitado e um pôr do sol de tirar o fôlego.


Conheça a Floresta Urbana: um Airbnb com 5mil metros quadrados no Recanto de Itaipuaçu. Encravado na floresta tropical e a 2 quadras da praia.

Sumário Tudo sobre Recanto de Itaipuaçu (Maricá)


Introdução

Praia do Recanto e Mirante do Itaipuaçu

Natureza e história

Onde ficar no Recanto de Itaipuaçu

Airbnb Floresta Urbana

Como chegar no Recanto de Itaipuaçu

Delivery no Recanto de Itaipuaçu

Conclusão sobre Recanto de Itaipuaçu



Há muito o que fazer no Recanto do Itaipuaçu. O principal local para passear e observar a natureza é a Orla de Itaipuaçu. Uma praia de águas claras e esverdeadas, chama atenção também por ser uma das maiores da região, com 15 quilômetros de extensão. Ela faz divisa com Niterói e tem atrativos como a Pedra do Elefante, em sua extremidade direita, e recebeu esse nome pelo formato semelhante a cabeça do animal, como se a tromba entrasse no mar.


É uma ótima praia para passeios na orla e por sua areia grossa e com muitas conchas. Mergulhos são recomendados apenas para nadadores experientes, pois suas águas são bravas e de ondas muito fortes. A melhor parte para quem quer entrar no mar é próxima da Pedra do Elefante, onde também fica o ponto mais bonito para curtir o pôr do sol.


Praia do Recanto e Mirante do Itaipuaçu


A Praia do Recanto fica aos pés do Morro do Elefante. Entre seus atrativos também estão um pier de pedra que se estende mar adentro e a longa faixa de areia grossa. Ao longo da orla os visitantes podem curtir os quiosques improvisados nas casas próximas, com comidas e bebidas. É um bom lugar, tranquilo e agradável, para pegar sol em Itaipuaçu.


Outro ponto que vale a visita na divisa de Maricá e Niterói é o Mirante de Itaipuaçu, também conhecido como Mirante da Serrinha. É o ponto que marca o início da trilha para a Pedra do Elefante e possui duas lunetas de longo alcance que permitem ao visitante observar as belezas naturais da cidade. Do mirante é possível ver todo o litoral de Maricá e a exuberante mata atlântica do Parque Estadual da Serra da Tiririca. .


Batizada em referência a uma embarcação naufragada em 1874 após atingir as Ilhas Maricás, a Praia do Francês é a continuação da Praia de Itaipuaçu, no extremo oposto da Pedra do Elefante. A embarcação, chamada Moreno, foi construída em La Seyne em 1872 e afundou quando fazia apenas sua quinta viagem. Atualmente é atração para mergulhadores e partes dela podem ser vistas quando as águas estão mais claras.



Natureza e história


Itaipuaçu também tem seus segredos escondidos, como a trilha que leva até à Pedra de Itaocaia. Essa trilha tem pouco mais de 1 quilômetro e dificuldade média, mas chegar ao final vale a pena. Do alto da Pedra de Itaocaia é possível observar a Pedra do Elefante e pontos do Rio de Janeiro como a Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, o Corcovado e a Pedra Bonita.


O turismo histórico também é forte em Maricá, com diversas fazendas antigas. Perto da trilha fica uma delas, a Fazenda Itaocaia, construída por monges beneditinos no século 18. Desde 2013 é tombada pela prefeitura e serve como locação para séries e novelas. Outro atrativo do local é que ela fez parte do percurso feito por Charles Darwin quando esteve na região.



Onde ficar no Recanto de Itaipuaçu



1 - Airbnb Floresta Urbana


Uma casa privativa de 5mil metros quadrados em plena reserva florestal e a duas quadras da praia. Comporta 16 hóspedes e até 100 pessoas para eventos.


Piscina exclusiva para seu grupo, churrasqueira, mesa de sinuca, gramado para futebol em um ambiente único, a poucos minutos das praias da região oceânica de Niterói (Itacoatiara e Itaipu) e a apenas 40km do Rio. Na casa principal, 1 suíte master, 2 suítes compactas e 1 suíte anexa com entrada independente. Copa-cozinha, despensa, lavabo e uma sala muito grande. Temos ainda mais 2 suítes.

Todo o espaço de 5mil m2 ficam exclusivos para seu grupo, sem qualquer compartilhamento com outros hóspedes. Consulte todos os detalhes deste Airbnb no Recanto de Itaipuaçu acessando por aqui.


Neste Airbnb do Recanto de Itaipuaçu também se realizam eventos, festas e mini-weddings intimistas.

Veja mais algumas fotos desta incrível casa de férias no Recanto de Itaipuaçu, na fronteira das cidades de Maricá e Niterói, além de algumas imagens da região:



2 - Pousada do Holandês


Com vista mar e vista para a floresta, a Pousada do Holandês, no Recanto de Itaipuaçu, é Ideal para casais e solteiros.


Rodeada pela natureza e com vista para o mar, a Pousada do Holandes está localizada a 1 km da Praia do Recanto de Itaipuaçu. Oferece um café da manhã diário e o WiFi gratuito. Você pode também desfrutar de um coquetel no terraço à beira da piscina. Reserve sua hospedagem na Pousada do Holandês por aqui.



Como chegar no Recanto de Itaipuaçu


O Recanto de Itaipuaçu é mais próximo de Niterói (Itaipu e Itacoatiara estão a 5 minutos de carro) do que o Centro de Maricá (25km), o município a que pertence.


De carro ou Uber, um dos acessos é a Serrinha da Tiririca.


Os ônibus intermunicipais que chegam ao Recanto de Itaipuaçu são:

  • 579D - Recanto de Itaipuaçu X Candelária (Centro do Rio de Janeiro)

  • 4144R (EXECUTIVO) - Recanto de Itaipuaçu X Niterói

  • 4146D (EXECUTIVO) - Recanto de Itaipuaçu X Castelo (Centro do Rio de Janeiro)


Delivery no Recanto de Itaipuaçu


Todos os apps de delivery cobrem perfeitamente o bairro Recanto de Itaipuaçu, como iFood, Uber Eats, Zé Delivery, dentre outros.


Conclusão sobre o Recanto de Itaipuaçu


Poucos lugares no Brasil reúnem as características peculiares que este bairro, distrito de Maricá, possui. Estamos literalmente dentro de uma floresta protegida mas a apenas duas quadras da praia: uma localização única e privilegiada, integrada a natureza.


O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) possui uma exuberante beleza natural com paisagens de florestas, costões rochosos, lagunas, mangues e restingas.


Saguis (micos de várias espécies), bicho-preguiça, tucano, ouriço-cacheiro, tamanduá-mirim, porco-espinho e muitos outros estão neste habitat e pode ser que você os encontre por aqui.


V3 Rental possui o melhor e mais amplo Airbnb do Recanto de Itaipuaçu: a Floresta Urbana. É uma chácara de 5mil metros quadrados privativos para seu grupo, com 6 quartos e muitos espaços. A piscina em formato de gota é a jóia da coroa. Conheça detalhes sobre este incrível Airbnb no Recanto de Itaipuaçu no site da V3Rental ou diretamente no Airbnb.