O que fazer em Santa Teresa (Rio de Janeiro)

Confira onde ficar, como chegar, as atrações e os melhores passeios em um dos bairros mais charmosos do Rio


Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos do Rio

Santa Teresa é um bairro queridinho pelos cariocas e pelos turistas que curtem arte, cultura, arquitetura e gastronomia. Neste post, reunimos as melhores dicas da região para te ajudar a conhecer tudo sobre Santa Teresa: o que fazer, onde se hospedar, como chegar e onde ir. Neste post você conhecerá também alguns pontos de interesse que só um verdadeiro carioca conhece.

V3 Rental possui duas maravilhosas casas de férias em Santa Teresa. Conheça os Airbnb's Casa Almirante e a Casa Monte Alegre.

Sumário: tudo sobre Santa Teresa (Rio de Janeiro)


Tudo sobre Santa Teresa (Rio de Janeiro)

Onde ficar em Santa Teresa: as 5 melhores opções

O que fazer em Santa Teresa

Os melhores bares e restaurantes de Santa Teresa

Como chegar a Santa Teresa

Uma curiosidade sobre Santa Teresa


Ao menos 1,5 milhão de turistas internacionais visitam Santa Teresa todos os anos. Isto significa que ao menos 60% das pessoas que desembarcam no aeroporto do Galeão anualmente dão ao menos um pulinho no bairro.

Para conhecermos um pouco melhor este bairro diferenciado do Rio de Janeiro, assista este vídeo produzido por um turista e admirador internacional.


Nascido sobre um morro, com uma magnífica vista do Rio de Janeiro, é ligado ao Centro pelo charmoso e revitalizado bondinho de Santa Teresa. Há décadas o bairro atrai artistas plásticos, escritores, fotógrafos, designers e, naturalmente, turistas.


Bondinho de Santa Teresa - Crédito: Alexandre Macieira-Riotur

O bairro surgiu em torno do Convento de Santa Teresa, erguido na colina durante o século 18. Inicialmente, a região foi ocupada por pessoas muito ricas, que construíram casarões inspirados na arquitetura francesa da época. Muitas dessas edificações estão de pé até hoje e são protegidos e preservados.


O clima, mais fresco que na parte baixa da cidade, atraia muito os imigrantes europeus que chegavam ao Brasil naquela época. Hoje, o vaivém de moradores e turistas em suas ladeiras não interfere na atmosfera de “cidade de interior” em plena região central do Rio de Janeiro.


Na verdade, Santa Teresa parece ser uma espécie de vilarejo cosmopolita, cujas ruas estreitas e ladeiras tortuosas, com casario antigo e jardins bem cuidados, abrigam ateliês, bares, hostels e uma grande variedade de atrações culturais.


Apelidada de “Montmartre Carioca”, em alusão ao bairro artístico homônimo de Paris, França, Santa Teresa é uma excelente opção de moradia para quem busca conforto, qualidade de vida e fácil deslocamento para qualquer lugar da cidade.


Escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio

Onde ficar em Santa Teresa: as 5 melhores opções


Aqui apresentaremos a você cinco alternativas de hospedagem em Santa Teresa: Airbnb's, Hostel e Hotéis. Os links são seguros e te levam até o site do Airbnb e do Booking.Com.

1 - Airbnb | V3 Rental - Casa Almirante

Ideal para grupos e famílias de até 16 pessoas, o Airbnb "Casa Almirante" possui cinco andares, piscina privativa e uma vista indescritível do Rio de Janeiro, é palco de gravações de filmes e clipes. Com capacidade para pernoite de até 16 pessoas, é uma casa de férias privativa ideal para grupos e famílias.


Localizado ao lado do Castelo Valentim, este Airbnb em Santa Teresa possui uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro, a garagem gratuita comporta até 4 veículo e o tradicional Bondinho de Santa Teresa possui parada exatamente em frente.


Toda a casa e a nossa linda piscina com cachoeira é de uso EXCLUSIVO de quem faz a reserva, sem compartilhamento. A propriedade possui ainda SmartTv, wifi, quartos climatizados (4 quartos, sendo 2 suítes), lavanderia completa e cozinha.


Para reservar este Airbnb em Santa Teresa, acesse por aqui.


2 - Airbnb | V3 Rental - Casa Monte Alegre



airbnb
Airbnb Monte Alegre: casa privativa para até 12 pessoas

Maravilhosa casa de dois andares, este Airbnb em Santa Teresa possui quatro quartos e está localizado a 400 metros do Largo do Guimarães, epicentro cultural e gastronômico de Santa Teresa.


Ideal para famílias e grupos médios (de até 12 pessoas), são 20 minutos de caminhada até os Arcos da Lapa.


Casa espaçosa, possui uma jacuzzi ao ar livre em um deck suspenso com linda vista para Santa Teresa e Centro do Rio de Janeiro. Todos os quartos com ar condicionado, Sala de estar com TV a cabo, Cozinha, Sala de Jantar, Garagem, Jardim de Inverno e Lavabo.


Para reservar este Airbnb em Santa Teresa, acesse por aqui.



3 - Hostel | Rio Forest

O hostel Rio Forest é ideal para solteiros ou casais quem busca uma viagem econômica. Com piscina situada em um terraço com vista panorâmica do Rio de Janeiro, fica a 500 m do bairro da Lapa. Dispõe também de uma cozinha comunitária, café-da-manhã diariamente e acesso Wi-Fi gratuito.


Todas as acomodações contam com ar-condicionado, e são decoradas com piso de madeira. Os dormitórios podem ter banheiros compartilhados internos ou externos, enquanto os quartos dispõem de banheiro privativo. Para reservar este hostel, entre por aqui.

4 - Hotel Santa Teresa MGallery

Ideal para quem busca uma viagem sofisticada Santa Teresa M Gallery é um verdadeiro refúgio urbano com estilo boutique. É um luxuoso espaço localizado em uma histórica fazenda de café de 1850. Ele se destaca pela decoração e arquitetura, que se inspira nos tempos áureos do café e do cacau, com sofisticação e elegância refletida pelos materiais nobres e ecológicos das terras e culturas do Brasil.

Seu design é contemporâneo com as colaborações de Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty, Zemog e Oficina de Agosto. Esse ambiente proporciona privacidade e elegância para quem busca um espaço para eventos inesquecíveis, como casamentos. Seus apartamentos e suítes são confortáveis, trazem bela decoração com mobiliário de design brasileiro e são ligados a jardins com plantas e árvores frutíferas.


Além da ótima localização, próxima dos principais pontos turísticos da cidade, o hotel ainda oferece piscina a céu aberto e vista da Baía de Guanabara. O Le Spa é um ótimo lugar para encontrar serenidade e ainda há o surpreendente restaurante Térèze e o descolado Bar dos Descasados. Veja mais informações sobre este hotel 5 estrelas aqui.


5 - Gerthrudes Bed & Breakfast

Ideal para quem busca uma pousada descolada. A vista do Pão de Açúcar tira o fôlego dos hóspedes do hostel Gerthrudes Bed & Breakfast. Do seu lindo jardim é possível observar o cartão postal e desfrutar da piscina com uma bebida do bar. Aberto o ano todo, o hostel oferece atrações para todas as idades. Terraço com vista para o mar, quartos com vistas para as montanhas, a piscina ou para o jardim são algumas das amenidades do espaço, que está próximo de locais como a Casa das Ruínas e a Chácara do Céu.

O Gerthrudes é um ótimo local para desligar e relaxar com muito conforto e comodidade, com um café da manhã delicioso para começar o dia. O hostel é um lugar ideal para realização de eventos e oferece Day Use para ter exclusividade. Momentos marcantes, como um casamento, podem contar com o espaço da pousada para o Dia da Noiva e Dia do Noivo.

Para reservar este bed and breakfest, acesse por aqui.


O que fazer em Santa Teresa

O Parque das Ruínas recebe eventos e exposições e tem bela vista - Crédito: Alexandre Macieira-Riotur

Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. Nas curvas de suas ladeiras de paralelepípedos o turista encontrará um ambiente aconchegante, cheio de cultura e história. Existem diversas opções do que se fazer em Santa, por isso separamos alguns dos destaques:

  • Parque das Ruínas - Com uma das vistas mais belas da região central do Rio, o Parque das Ruínas é destino obrigatório de quem visita o charmoso bairro de Santa Teresa. Lá do alto é possível observar o Centro da cidade e a Baía da Guanabara. O Centro Cultural ainda conta com exposições, teatro e outras manifestações artísticas gratuitas.


  • Museu Chácara do Céu - Com exposições de longa duração, móveis da época e um incrível jardim, é um dos atrativos imperdíveis de Santa Teresa. O museu foi criado em 1972 e o empresário e mecenas Castro Maya residiu no local. O acesso ao jardim é gratuito.


  • Escadaria Selarón - Após a passagem por 57 países, o pintor e ceramista chileno Jorge Selarón decidiu morar no Rio de Janeiro. Em 1990 passou a residir na escadaria e a partir de 1994 passou a azulejar os 215 degraus. O lugar é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio e rende lindas fotos.


  • Bondinho de Santa Teresa - Fundado em 1º de setembro de 1896, o bonde de Santa Teresa é um passeio imperdível ao visitar o bairro. O trajeto inicia na estação Carioca e termina na estação Dois Irmãos, localizada na entrada do Morro dos Prazeres. O passeio completo acontece em torno de 50 minutos e é uma volta ao passado.


  • Cine Santa - Fundado em 2003, o Cine Santa é conhecido pela exibição de filmes de arte para cinéfilos e reverter parte da renda para obras sociais. Ao longo da sua existência o espaço se tornou uma das principais opções culturais, sociais e educacionais, com exibições em parceria para comunidades, ONGs e instituições que atuam no bairro.


Os melhores bares e restaurantes de Santa Teresa

Além das belas edificações, da vista privilegiada e de toda a história que Santa Teresa pode oferecer, o bairro também conta com a típica boemia carioca. Bares, restaurantes e botequins não faltam nas ladeiras de paralelepípedo, com opções para quem quer ambientes descontraídos até a alta gastronomia.

  • Explorer - Criado por três estrangeiros que se conheceram no Rio, o Explorer é um bar que promete levar os visitantes em uma viagem pelo mundo através do paladar. Com uma cozinha contemporânea, seus pratos e drinques seguem influência internacional.


  • Aprazível - O restaurante de alta gastronomia pode ser encontrado nas tortuosas ladeiras do bairro. Esconderijo da chef mineira Ana Castilho, é conhecido pela beleza e por sua cozinha repleta de referências, de Minas a Amazônia. É o local ideal para quem busca alta gastronomia no bairro.


  • Térèze - Localizado no MGallery, o restaurante conta com uma cozinha contemporânea com o melhor da gastronomia local, com um toque latino-americano. Sua viagem de sabores tem foco na cozinha criativa, saborosa, simples e de ingredientes frescos, com prioridade aos produtores locais.


  • Bar do Mineiro - Bastante tradicional, o Bar do Mineiro tem quase 30 anos de vida. É um ambiente ideal para quem busca algo mais casual, uma caipirinha, cerveja gelada e pratos típicos brasileiros como feijão tropeiro, feijoada, linguiça mineira, rabada e o famoso pastelzinho de feijoada.


  • Bar do Gomes (Armazém Santiago) - Outro clássico de Santa Teresa, o Bar do Gomes já foi um armazém de secos e molhados fundado por espanhóis. Além da cerveja gelada, seus bolinhos são famosos.


Como chegar a Santa Teresa


Santa Teresa está localizado entre a região Central e Sul da cidade do Rio de Janeiro. Faz fronteira com diversos bairros. Estas são as maneiras mais fáceis para chegar em Santa Teresa:

  • Bondinho de Santa Teresa - Saída da Rua Lélio Gama, s/nº, de segunda a sexta das 8 às 15 horas e sábados, domingos e feriados das 10 às 15 horas. Ida e volta por R$ 20. Está localizado próximo a estação Carioca de Metrô.


  • Ônibus - Pelo bairro passam as linhas 006, 007 e 014. A passagem custa R$ 4,80.


  • Taxis e Uber - De qualquer região do Rio é possível chegar em Santa Teresa de táxi, Uber e outros serviços de transporte individual.


Sinal de trânsito? Aqui, não!


E uma última curiosidade sobre Santa Teresa: o bairro não possui um único semáforo (sinal de trânsito).

No site V3Rental você encontra mais conteúdos como este e ainda pode conhecer nossas casas de férias e Airbnb's em Santa Teresa, Rio de Janeiro.